Nos dias de hoje, muitos brasileiros estão buscando no próprio negócio uma chance de crescer na vida. É um dos caminhos mais fáceis de ter mais autonomia para tomar as suas próprias decisões e ter liberdade para escolher aquilo em que irá trabalhar e investir. Mas, para começar o processo de empreender, muitas etapas devem ser seguidas e obstáculos ultrapassados, pois é uma tarefa árdua que exige autoconhecimento e comprometimento. Para quem nunca teve contato com isso antes, é ainda mais desafiador.
Para dar vida a sua empresa, é necessário, primeiramente, ter perfil empreendedor. Logo após, entenda quais são as oportunidades que o mercado podem te oferecer e aquilo que pode agregar ao seu futuro negócio. Não menos importante, organize um plano de negócio, que consiste em um planejamento detalhado com caminhos para montar o seu negócio.
Como ter um perfil empreendedor
Despertar seu espírito empreendedor é um dos primeiros passos para ter garantia de sucesso no seu negócio. Conhecer a didática do mercado e ter conhecimento sobre as logísticas e as divergências de um empreendimento são estritamente essenciais para ter segurança e controle sobre as futuras decisões.
Além disso, você precisa conhecer a si mesmo, seus anseios profissionais e quais são as suas motivações. Considere quais são os seus pontos fortes e fracos, suas qualidades e os seus defeitos. Selecione todos esses quesitos e use ao seu próprio favor. Invista ainda mais em suas aptidões pessoais e procure melhorar as habilidades em que você não é tão bom. A partir dessa análise pessoal, você verá em que ponto está a sua vida, as características que não te agrada e aquilo que lhe satisfaz.
Todas essas questões dizem respeito a quem você é em sua vida profissional. E, com essas observações, os nuances do empreendedorismo irão despertar ainda mais em sua mente.
Conheça a realidade do mercado
Antes de abrir de vez o seu negócio, o empreendedor precisa saber se ele é viável. Para isso, deve apurar informações, que darão um suporte qualificado para a elaboração de um plano de negócio, por exemplo, além de todos os documentos importantes para tornar a empresa real, assim como questões de marca e identidade visual.
É interessante também que se faça uma avaliação do mercado em que sua empresa estará inserida. Avalie os riscos, as oportunidades e os desafios e veja se há viabilidade de fato para entrar nessa empreitada. Estude como tornar seu empreendimento rentável, os investimentos iniciais e à longo prazo, bem como os lucros e o tempo ideal para se tê-lo. Fazer esse planejamento é determinante para ter uma base dos serviços que você irá oferecer, do quanto irá investir, e do que se espera como retorno financeiro. É sempre bom estar de olho em todos esses detalhes para não ter quaisquer problemas nessa jornada de empreender.
Organize um plano de negócio
O plano de negócio é um instrumento extremamente necessário para organizar cada fase da abertura e do andamento de uma empresa, as formas de investimento e obtenção de lucro. Ou seja, se o negócio pode ou não dar certo. Para entender melhor sobre o plano de negócio e conhecer quais as atitudes devem ser realizadas para fazer com que sua empresa saia do papel, acesse o link: MATÉRIA PLAY PLANO DE NEGÓCIO
Agora, para dar os primeiros passos nessa jornada, é preciso desenvolver o corpo da sua empresa, ter ideias criativas, criar um produto ou pensar em um serviço e começar a montar o negócio em si. Além disso, pensar em um diferencial, ou seja, o que sua empresa pode oferecer de novo, de diferente e que possa conquistar cliente cada vez mais rápido.
Um dado preocupante do Sebrae mostra que cerca de 30% das empresas não resistem a 1 ano de vida. Grande parte porque não faz um planejamento adequado ao modelo de negócio. Por isso, toda uma estratégia deve ser formulada para que empecilhos como estes não aconteçam. É necessário que você pense no que está por trás dessas coisas. A característica primordial de um empreendimento é um empreendedor capaz de levar a empresa conquistar suas metas e alcançar os seus objetivos.
Para que isso dê certo, veja quais são os passos mais importantes para que seus planos realmente se concretizem:
1. Tenha clareza dos seus objetivos e das suas metas
Antes de começar a empreender, é muito importante que você tenha clareza do que quer alcançar com isso. O que você quer atingir com seu negócio? Os caminhos que você irá seguir te levarão ao seus objetivos? Qual a finalidade da sua empresa? Com todas essas respostas em mente, facilitará a você entender o motivo de criar um negócio e quais são as suas dificuldades e vantagens.
Assim como encarar os seus objetivos, estabelecer metas é pensar no meio, naquilo que vai te levar da sua situação atual para o seu objetivo final. E para chegar lá, há muitos fatores que devem ser enfrentados ainda.
2. Faça um planejamento financeiro
Antes de começar os investimentos, contrate um especialista que entenda de finanças, ou procure você mesmo se informar acerca desses assuntos. Entender sobre qual regime tributário a sua empresa se encaixa, sobre tributos e impostos é crucial para traçar os limites da estrutura financeira de sua empresa.
Após decidir esses detalhes e colocar seu empreendimento em jogo, fique atento à lucratividade dos meses iniciais para não comprometer o fluxo de caixa. Isso o deixará mais confortável para analisar suas finanças atuais e no que pode investir futuramente.
3. Defina quem você é
A marca do seu negócio define quem você é para o mercado e para os possíveis clientes que você irá conquistar. Primeiramente, escolha um nome forte e diferente, e comece a projetar um logo com ajuda de um profissional. É preciso buscar ideias criativas e que deixe sua cara atraente e chamativa para agregar mais oportunidades.
Outra coisa indispensável é checar se o nome definido já não existe e se já foi registrado anteriormente. Portanto, o ideal é fazer essa pesquisa no INPI. Se o nome estiver disponível, ótimo. Se não, continue procurando.
Você já sabe quais são os primeiros passos para começar a empreender. A próxima etapa é colocar em prática e continuar estudando formas e atitudes para que seu negócio siga em frente. Lembre-se: a persistência é uma virtude que deve sempre ser almejada.