Você já ouviu falar das metas Smart? Elas são extremamente importantes para auxiliar um empreendimento a alcançar o sucesso desejado.
Muitos acreditam de forma equivocada que estabelecer metas é uma tarefa comum e fácil, porém na prática, é diferente.
Para estabelecer metas é necessário estudar, buscar informações e também utilizar ferramentas adequadas.

Uma dessas ferramentas são as METAS SMART.
Portanto, nós preparamos esse conteúdo para você compreender e constatar a importância das METAS SMART para o seu empreendimento.

Metas Smart – O que são?

As metas Smart são uma poderosa ferramenta de coaching que tem como finalidade auxiliar na definição de metas objetivas e diretas, justamente para que não tenha espaços para dúvidas ou suposições.
Um exemplo de meta indefinida e subjetiva é: No semestre seguinte, irei implementar ideias novas para a minha equipe de vendas.
Você percebe que não há qualquer objetividade nisso? A pessoa quer implementar suas ideias para equipe de vendas no semestre seguinte, mas não determinou prazo e qual o percentual de aumento das vendas.
As metas são objetivos especificados e quantitativos ligadas a prazos determinados.

Cada uma das letras da palavra SMART possui um significado que ajudam a definir como tem que ser uma meta para um empreendimento e será justamente isso que abordaremos abaixo.

S – Specific = Específico

Cada meta estipulada deve ser específica e direta.
Se há o objetivo de aumentar o número de vendas online, o gestor tem que definir o percentual de aumento e o período, por exemplo.
Além disso, todos deverão estar envolvidos no atingimento dessa meta.
Portanto, aumentar as vendas online em 30% no período de um ano, é uma meta.
Para saber se realmente é uma meta, você precisa fazer alguns questionamentos.
Seguiremos o exemplo de aumentar o percentual de vendas online para 30% no período de um ano.
O que o empreendimento alcançará com essa meta? Promover o aumento das vendas em 30%
Quais os responsáveis por atingir a meta? A equipe de marketing
Qual o meio que será utilizado para atingir a meta? Online
Como esta meta será conquistada? Por meio da divulgação de conteúdos relevantes
Por qual motivo deverá ser seguida? Para aumentar a participação dos clientes por meio da internet.

M – Measurable = Mensurável


A meta para ser mensurável precisa ter respostas para os seguintes questionamentos:
O gestor espera qual resultado? Aumento das vendas em 30%.
Qual o tempo necessário para alcançar a meta estipulada? 1 ano.

A – Attainable = Atingível

Ao estipular metas é necessário saber se as mesmas são atingíveis.
Todo empreendimento quer ter sucesso de vendas, mas de nada adiantará estipular uma meta que não seja possível.
Além disso, ao estipular meta inatingível, poderá estar desestimulando a equipe e gerando uma frustação.
Portanto, estabeleça metas que possam ser atingidas.

R – Relevant = Relevante

As metas devem ser relevantes, que gerem resultados positivos e que façam sentido para a equipe.
Caso não tragam resultados positivos, não há motivos para determinar essas metas e se não houver sentido para a equipe, esta não irá se empenhar para atingi-las.

T – Time Based = Tempo

Toda meta estipulada tem que ter um prazo determinado, caso contrário, não será levada a sério pela equipe e conforme falado anteriormente, é necessário que seja atingível.

Agora que você conhece essa importante ferramenta, não deixe de utiliza-la para atingir os seus objetivos empresariais.

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