Entenda o que é um plano negócio
Ter seu próprio empreendimento é um dos grandes sonhos de todo brasileiro, segundo a pesquisa GEM, realizada em 2018. E, no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas com idade entre 18 e 64 estão envolvidas em um pequeno negócio atualmente, e a expectativa até o final do ano de 2019 eram de pelo menos 17,7 milhões de micro e pequenas empresas no país.
Mas, para que o empreendimento saia do papel, as ideias devem ser colocadas em prática. Nisso, a estrutura ideal para a realização desse planejamento é o plano de negócio, instrumento extremamente necessário para organizar cada fase da abertura e do andamento de uma empresa, as formas de investimento e obtenção de lucro. Ou seja, se o negócio pode ou não dar certo.
Mas o plano de negócio vai além de uma simples ferramenta. Ele dará segurança ao empreendedor para ele ter noção e certeza das decisões no empreendimento, além de novas ideias que podem ser colocadas em prática. Tudo dependerá do planejamento detalhado que o plano mostrará. Além disso, será através dele que o empresário verificará se suas ações serão viáveis, e, a partir dessa viabilidade, buscar novas informações e conhecimento no tipo de negócio que ele irá investir, assim como dos produtos e serviços que ele quer oferecer, a diversidade de clientes, sua concorrência e quem são seus fornecedores.
É também na formatação do plano de negócio que o empresário vai identificar quais são os pontos fortes e fracos do seu empreendimento. Quando ele estiver quase pronto, o plano ajudará o empreendedor a avaliar se vale a pena abrir, continuar ou expandir o seu negócio. Mas, para se realizar um plano negócio, algumas atitudes devem ser priorizadas:
As principais atitudes para realizar um plano negócio:
• Defina os objetivos
Antes de abrir um negócio, deve-se estipular quais são os seus objetivos. Ou seja, aonde você quer chegar com a sua empresa. Quais são as suas metas e os seus anseios, sempre lembrando que todos devem ser realizáveis. Ao definir os objetivos, ficará mais fácil de você entender quais são as suas necessidades para curto, médio e longo prazo, e, assim, decidir quais as escolhas devem ser tomadas.
• Escolha os produtos e os serviços ofertados
Outra decisão importante que deve ser tomada é a escolha dos produtos que serão comercializados e com o que precisamente você irá trabalhar. Antes dessa escolha, é muito importante analisar se será algo que trará retorno e se é de fácil acesso. Com isso decidido, noções quantitativas e qualitativas serão melhores discutidas, pois o produto já estará definido, ou o serviço selecionado, estando ele disposto a passar por mudanças e melhorias.
• Conheça seus clientes
Sem clientes, não há negócio. Para que seu empreendimento dê certo, é fundamental você conhecer e entender quem é o seu cliente. Definir a persona dele o ajudará a conhecer quais são as suas necessidades e o que ele procura na sua empresa. Outra necessidade é criar um vínculo com ele, manter a transparência e sempre propor formas de como seu negócio pode ajudá-lo. O contato saudável entre empresário e cliente é primordial para manter boas relações no trabalho.
• A localização da empresa
Onde sua empresa está localizada também é importante para a estruturação de um plano de negócio. Qual a sua localidade em um ponto físico (se é por um sala, uma loja, uma empresa, por exemplo) e também onde ela está situada no meio virtual, através de sites, anúncios e das redes sociais. Estes meios ajudarão na divulgação da sua empresa, e, dessa forma, dos clientes saberem onde você está.
• Quanto será investido
Investimento é outro assunto sério. No começo, antes de investir qualquer valor, é preciso analisar quais serão seus gastos futuros e se eles estarão adequados à quantia que você possui naquele momento. Também é importante ser estratégico nessas decisões, investindo no que dará lucro e nos pontos básicos e indispensáveis que a empresa necessita para se manter de pé.
• Determine o faturamento mensal
Após decidir quanto será investido, o próximo passo é determinar o faturamento do seu negócio. Ele deve ser proposto de acordo com a quantidade de trabalho realizado e o quanto você decidiu investir financeiramente naquilo. A partir dessa pesquisa, você saberá quanto deve ter como faturamento mensalmente.
• Que lucro espera obter do negócio
Se está tudo certo quanto ao que você irá investir e ter como faturamento durante o mês, agora é hora de ter uma visão mais ampla e observar o lucro que seu empreendimento o trará. Decidir quanto você ganhará irá ajudar em investimentos futuros e se o projeto irá para a frente ou não, tendo segurança e garantia para continuar com aquilo.
• Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Por fim, após que as atitudes acima tenham sido vistas e ajustadas, é necessário também ver qual o tempo esperado para que esse capital investido retorne para suas mãos. Quanto menos tempo isso ocorrer melhor, mas a paciência, em certa medida, também faz parte do negócio. Esperar um pouco pode ser a chave para que dê certo e você tenha êxito em seu trabalho.
O que diz o especialista
De acordo com o especialista em empreendedorismo do Sebrae, Enio Pinto, “A proposta básica do plano de negócios é que ele seja uma bússola para mostrar o caminho que o empreendedor vai tomar”. O especialista propõe que, em primeiro lugar, é necessário produzir um roteiro e definir em qual âmbito a empresa irá atuar, seja no comércio, serviços ou indústria.
Logo após, é essencial sair a campo para encontrar informações, por meio de consultores, do Sebrae, por exemplo, que fazem o atendimento gratuitamente, ou de profissionais que já atuam no ramo futuro empresário procura. Em seguida, segundo Enio, é preciso fazer uma autoavaliação para selecionar quem ficará à frente do negócio.
O conhecimento sobre o mercado gera um aspecto totalmente relevante no plano de negócio, comenta o especialista. “Isso envolve uma análise cuidadosa sobre o fornecedor, a concorrência e o consumidor”, explica ele.
Outro fator primordial no planejamento do negócio é a questão financeira. Você que quer empreender precisa saber quanto vai precisar para investir no negócio e de onde vai tirar os recursos, bem como avaliar se a margem de lucro será suficiente para a estabilidade do negócio.
As melhores ferramentas para metas e organização
Além do plano de negócio, existem hoje em em dia inúmeras ferramentas para ajudar na organização de projetos e planejamentos, e também para estabelecer metas. O propósito das metas é facilitar a conquista dos objetivos. Com elas definidas, é fácil traçar suas ações de modo mais seguro e organizado, entender quais são os empecilhos e os acertos e usar isso para esquematizar e facilitar os processos de criação do seu negócio.
Aqui, vamos listar 3 ferramentas super práticas e gratuitas que ajudarão a gerir seus negócios, distribuir tarefas e organizar cronogramas, com o objetivo de tornar quem está envolvido no trabalho ainda mais focado, além de você mesmo que terá tudo sobre controle e visará quais são as suas necessidades.
Trello
O Trello é uma ótima ferramenta para quem deseja organizar seus projetos. Super fácil de usar e com uma praticidade inigualável, o Trello oferece uma estrutura simples e tranquila. Ele serve para organizar projetos e utiliza de quadros, listas e cartas para ajudar na sistematização. A versatilidade do Trello permite personalizar todos esses adereços de acordo com a necessidade ou tipo de projeto.
Seja para uso pessoal ou da sua equipe, a ferramenta facilita muito na hora de organizar suas metas e gerir seus projetos. Ele permite a escolha de tarefas e acompanhamento de atividades entre diferentes membros do mesmo projeto.
SWOT
A análise SWOT, como é conhecida, é um tipo de diagrama usado nos negócios e no ensino para ajudar a conhecer os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma determinada situação.
É uma maneira simples de encontrar fatores positivos e negativos da sua empresa. Funciona como um diagrama de 4 quadrantes que identifica pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. O empreendedor pode analisar criticamente suas circunstâncias e a descobrir quais obstáculos devem ser superados. Ela também pode ajudar a determinar os métodos que devem ser usados para se ter sucesso de curto e longo prazo.
Google Drive
O Google Drive permite criar, editar e visualizar documentos online, além de oferecer outros mecanismos que ajudam na criação de apresentações e planilhas. É necessário ter uma conexão à internet para poder editar seus arquivos diretamente em seu navegador ou pelo próprio aplicativo. Outra característica interessante da ferramenta é a possibilidade de trabalhar em um mesmo arquivo com outras pessoas simultaneamente ao mesmo tempo.
Depois de você ter entendido melhor o que é um plano de negócio e quais os passos para criar um, agora você tem o suporte básico para investir em suas ideias e colocá-las em prática. Com o apoio das ferramentas sobre organização e metas, você ficará ainda mais disposto e ordenado para seguir em frente com o seu empreendimento e ver que com esforço e comprometimento, ele pode dar certo sim.