Para muitos, empreender é uma tarefa difícil, por considerar o empreendedorismo uma característica nata de algumas pessoas. Mas, na realidade, não é bem assim que funciona. Os empreendedores são aqueles que percebem uma oportunidade de mercado e desenvolvem habilidades visando supri-las, auxiliando, desse modo, a impulsionar a economia do país.
Um exemplo disso é Luciano Hang, dono da Havan, uma das maiores lojas de departamento do Brasil, marcada por sua fachada semelhante à da Casa Branca e com uma réplica da Estátua da Liberdade em algumas de suas filiais. A seguir, você conhecerá a trajetória desse empreendedor que viu uma oportunidade de negócio, investiu nisso e obteve sucesso.
O começo de tudo

Aos 17 anos, Luciano seguiu o mesmo caminho de seus pais e tornou-se operário de uma indústria têxtil. Assim permaneceu por 7 anos, até que viu uma oportunidade de investir em tecidos e artigos de baixo valor agregado, graças à abertura do mercado nacional aos produtos estrangeiros. Desse modo, inaugurou a Havan – uma loja pequena, com apenas 40m2 e um funcionário, na cidade de Brusque, juntamente com seu antigo sócio Vanderlei de Limas.
No final da década de 90, notando uma desvalorização cambial, mudou o curso de seu negócio e apostou no ramo de lojas de departamento, o que lhe garantiu uma carreira de sucesso. Daí a importância de você, empreendedor, estar atento as alterações que ocorrem na economia e aceitar o desafio de se adaptar às mudanças necessárias.
Desafios

Hang começou sem muitos recursos e com equipamentos antigos, mas isso não o impediu de crescer em pouco tempo e de ter muitos funcionários trabalhando em sua fábrica. Segundo o empresário, o segredo é acreditar no seu potencial, descobrir e utilizar os talentos que tem e criar meios para colocar seus sonhos em prática.
Explore ao máximo as oportunidades de mercado, reconheça as amplas necessidades dos consumidores e, a partir disso, inove continuamente. Com isso, você conquistará seus clientes e obterá sucesso.
Hora da virada

Inovação e criatividade estão intrinsecamente ligados ao empreendedorismo, e essas características acompanham a jornada de Luciano. Em 2008, Hang responsabilizou-se pela restauração do antigo Castelinho de Moellmann – um importante cartão postal de Santa Catarina – e o transformou na primeira loja temática da Havan. Tal evento foi um marco na história da rede e contribuiu para o avanço do negócio.
Atualmente, a Havan conta com mais de 122 megalojas físicas espalhadas em 17 estados do Brasil, além das amplas premiações acumuladas pela empresa, como o IV Prêmio Ranking dos 100 Maiores Contribuintes do ICMS do Paraná, em 2012/2013, e ADVB Top Marketing, em 2016, com a campanha “De quem é a Havan?”.

Luciano Hang também conta com alguns destaques, o empresário foi eleito Personalidade do Ano, em 2016, e entrou para a lista dos bilionários da revista Forbes de 2019, com fortuna estimada em 2,2 bilhões de dólares.
Planos para o futuro
Em 2017, a Havan alcançou o marco de 100 megalojas em todo o Brasil, e até 2022 a empresa pretende dobrar esse número. Além disso, Hang tem apostado no setor de geração de energia elétrica, factoring, postos de combustíveis e hotelaria.
Pensar fora da caixa e visualizar novos horizontes faz com que enxerguemos amplas oportunidades de negócio que podem ser rentáveis e valha a pena investir. Por isso, assim como Luciano Hang fez, abra sua mente para novos tipos de empreendedorismo, dedique-se e faça tudo com a melhor qualidade possível. Essa é a chave para o sucesso.