Você quer dar início ao processo de abertura de empresa? Você veio ao local certo, pois nessa matéria iremos esclarecer algumas dúvidas sobre a burocracia envolvida e dicas para minimizar os transtornos com isso.

Caro leitor, se chegou até aqui é por que com certeza já leu e está preocupado com o processo demorado que é abrir empresa no Brasil, com exceção dos casos que se enquadram nas condições do Microempreendedor Individual (MEI).
A título de comparação, enquanto que em países desenvolvidos se leva cerca de uma semana, aqui em nosso país, os procedimentos de abertura de empresa podem levar até seis meses.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a reunião de toda a documentação para a abertura de empresa brasileira pode demorar até 119 dias e em situações menos demoradas, é possível finalizar todas as etapas em 49 dias.
Adicionalmente ao tempo demasiado nesse processo, é requerido a assessoria jurídica e contábil, sendo nosso país considerado como um dos principais cobradores de impostos no mundo, tendo o empreendedor uma média de gastos de R$ 2.038.
No entanto, com os avanços tecnológicos, é possível em algumas ocasiões a abertura de um novo negócio através da internet, sendo os trâmites legais menores e mais rápidos.
Nesse artigo então você terá acesso à informações pertinentes à abertura de empresas de negócios e dicas para aprender a contornar os problemas e desafios gerados pela burocracia brasileira para a abertura de empresas.
– Afinal, qual o panorama atual da abertura de empresas no Brasil?
Dados do Serasa Experian apontam que no primeiro semestre de 2018 o Brasil registrou um número recorde de abertura de empresas, o mais elevado desde 2010. Na classificação, os serviços de alimentação lideram o ranking (8,1%), seguido de serviços de higiene pessoal e embelezamento (7,6%), reparo, manutenções prediais e instalações elétricas (7,0%), comércio de confecções (6,4%) e serviços de propaganda e publicidade (4,5%).
Ainda nessa pesquisa, o estudo apontou que o tipo de empresa mais procurada é a MEI (81,8%), sendo os estados brasileiros do sul e sudeste os com maior crescimento no número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
– É possível abrir empresa online?
O Governo tem consciência de quão cansativo é a burocracia brasileira para abrir empresa e por isso em alguns estados já conta com o serviço de abertura de empresa via online, somente para MEI, sendo possível a legalização total em até 9 dias úteis.
Assista esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=Kl1Ej6iJg2U) e veja sobre a nova lei do senado que permite agilidade nesse procedimento.
Confira o passo a passo para abertura de empresas:
- Acesse ao Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/);
- Preencha o cadastro de inscrição disposto no site;
- Leia atentamente o manual de inscrição para a abertura de empresas;
- Clique no botão “Realizar uma nova inscrição”;
- Informe o número do seu CPF e sua data de nascimento corretamente.
– Como abrir minha empresa
1- Veja os seguintes documentos necessários:
- RG;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Comprovante do Ponto comercial;
- Última Declaração de Imposto de Renda
- Nome Fantasia da Empresa
- Atividades que serão exercidas pela empresa
2 – Realize o registro de empresário individual e o seu enquadramento como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) na junta comercial de sua cidade, por meio do preenchimento do requerimento de abertura de empresa;
3 – Faça a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Na maioria dos casos essa inscrição pode ser feita juntamente com o arquivamento do Requerimento anterior;
4 – Caso sua empresa exerça atividades industriais ou comerciais, faça a inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS);
5 – Se a empresa exercer atividade de serviços, providencie a inscrição na Secretaria de Finanças ou de Fazenda da Prefeitura;
6 – Solicite o Alvará de Funcionamento na prefeitura de seu município;
7 – Faça a inscrição no FGTS (Caixa Econômica Federal).
Quer saber melhor sobre essas etapas? Assista esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=UAXLXBdb2Pk)
– Projetos de abertura de empresa pela internet
Confira a seguir alguns projetos criados pelos governos dos estados para tentar diminuir o tempo perdido na entrada de pedidos para abrir empresas no Brasil.
- Projeto Integrar – Assista aqui https://www.youtube.com/watch?v=AodcJHSzWe0;
- Projeto Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de empresas e Negócios (RedeSimples) – Veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=c8-rauYll38;
Portanto, você gostou do que leu? Buscamos nesse artigo abordar questões referentes à esse assunto, para que você possa realizar seu processo de abertura de empresa no menor tempo possível.