Você sabia que a gestão financeira é um dos principais obstáculos dos empreendedores no Brasil? Confira nossas dicas e aprenda como dominar esse problema e ter um negócio de sucesso.
Segundo a organização Endeavor, a gestão financeira é a segunda dificuldade elencada na estagnação ou fracasso de empreendimentos no Brasil, principalmente em épocas de retração da economia (Veja os outros desafios aqui (link artigo home)).

Além disso, muitos empreendedores relataram que o principal problema na gestão financeira é quanto aos custos para manter a empresa, onde 48% apontou que esses gastos estão acima da receita, decorrente da inflação.
Porém, nem todos os empreendedores estão preparados para fazer a gestão dos recursos financeiros de seu negócio, pois é um assunto que requer certa organização e preparo.
Assim, nessa matéria iremos apontar os problemas decorrentes disso e trazer 7 passos fundamentais para você aplicar em sua empresa e gerir melhor seu negócio. Confira!
1. MELHORE A GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL DE SEU NEGÓCIO
Para fazer isso efetivamente, competências e habilidades serão necessárias e isso só acontecerá se você buscar constantemente informações sobre as novidades do mercado corporativo, tais como:
Novas ferramentas
ContaAzul:
Ideal para empreendedores liberais ou microempresários, devido à que apresenta menos funções. Dessa forma, é um software de gestão financeira simples e de fácil compreensão, ajudando no controle financeiro, controle de estoque e integração bancária.
Dê uma olhada aqui
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=7I5y4DqMgGE
ZeroPaper
O software QuickBooks da ZeroPaper é muito útil para autônomos, MEI’s, profissionais liberais e microempresas. Suas funcionalidades ajudam na gestão financeira simples e eficiente, como na gestão de contas a pagar e receber, relatórios, alertas por e-mail e SMS e boletos bancários. Assista mais aqui (https://www.youtube.com/watch?v=HwFgXyk1EhQ);
Nibo
Software de fácil acesso, que ajuda tanto empresas de pequeno e médio porte, como contadores. Ele oferece serviços de: emissão de nota fiscal, emissão de boletos bancários, fluxo de caixa, conciliação bancária e integração contábil. Confira mais aqui
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=wqjizD8Ay9s
Conceitos e estudos de casos.
Estudando e realizando estudo de casos de empresas bem sucedidas, você vê o que dá certo, podendo assim tomar decisões com embasamento consistente, visando a gestão adequada de suas finanças.
2. ELABORE UM BOM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É muito importante que você trace pontualmente os caminhos que você almeja para o seu empreendimento.
Dessa forma, faça um planejamento estratégico coerente, anotando as estratégias e os objetivos a curto e a longo prazo que deseja construir.
Tendo definido isso, sua gestão empresarial será mais eficiente, pois você terá conseguido estabelecer os três pontos importantes para todo o empreendimento: a missão, a visão e os valores.
3. ENTENDA O SEU CAPITAL DE GIRO COM UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE
Em qualquer negócio é fundamental que você acompanhe sempre o seu capital de giro, já que é ele que mantém sua empresa funcionando e rendendo lucros.
O capital de giro corresponde ao pagamento de impostos, fornecedores, salário dos colaboradores, contas fixas, estoque, entre outros.
Uma boa dica para fazer a gestão financeira de seu capital é através do uso de planilhas de gestão, aqui você encontra algumas planilhas oferecidas pelo Sebrae.
4. AUTOMATIZE OS PROCESSOS
Todo negócio possui vários processos para seu funcionamento e a automatização é um deles, proporcionando assim maior agilidade nas atividades cotidianas de seu negócio.
Mas não se preocupe, automatizar algumas atividades não diminui a necessidade de seus funcionários, pelo contrário, ela ajudará na qualidade laboral deles, uma vez fará as atividades repetitivas, deixando o funcionário com mais tempo para outras atividades que exijam sua dedicação.
Gostou das nossas dicas? Sabendo da importância do planejamento e da gestão financeira, que você consiga colocar em prática e melhorar seus resultados, pois o profissional que tem controle de seus números consegue evitar o fracasso de seu negócio.
https://www.youtube.com/watch?v=QlnThFtNDDc
5 dicas para tornar mais eficiente a gestão financeira de seu negócio dada pelo sebrae