Como já falamos no artigo Dicas essenciais para contornar os desafios de empreender no Brasil com sucesso. Vamos continuar tratando nesse artigo sobre o tema EQUIPE e GESTÃO DE PESSOAS!

Você não se torna um empreendedor de sucesso fazendo tudo sozinho(a)! Você precisa entender as pessoas a sua volta – Confie em sua Equipe!

Você tem um time de colaboradores unidos no mesmo propósito? Quer aprender como realizar a gestão de pessoas em seu negócio? Continue nesse artigo que lhe ajudaremos nessa questão!

play empreendedorismo - EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO APRENDA A LIDAR COM A GESTÃO DE PESSOAS EM SEU NEGÓCIO

Muitos empreendedores de sucesso se qualificam, traçam metas a serem vencidas em seus negócios, aumentam sua renda, mas acabam se esquecendo de investir em seus colaboradores.

Mesmo que o dono esteja sempre envolvido, não poderá ser onipresente, ou seja, não conseguirá estar 100% presente em todos os momentos e para dar continuidade em seu empreendimento precisará contar com ajuda de seus funcionários.

É aí que entra um dos grandes desafios do empreendedorismo de sucesso (insira o link do artigo HOME posteriormente publicado), a formação de uma equipe de sucesso, um time que vise o bem de sua empresa como meta pessoal e profissional.

Tal fato é tão relevante, pois segundo uma pesquisa da Endeavor Brasil do ano de 2016, o primeiro ponto elencado como sendo de desafio dos empreendedores foi a gestão de pessoas.

Essa pesquisa revelou que a grande parte dos empreendedores brasileiros não investe na formação de lideranças para sua empresa, resultando assim em baixos índices de desenvolvimento de pessoas e consequentemente em seus resultados.

 Pesquisas nesse sentido apontam que na área do comércio, funcionários adequados, treinados e motivados podem alcançar vendas diárias 20% superiores às médias, dependendo dos produtos.

Por isso, a gestão de pessoas é um ponto a ser discutido e bem pensado, já que são elas o maior ativo que uma empresa pode ter, elas que contribuirão muito para seu sucesso ou fracasso, elas que carregarão ou não a marca da sua empresa com orgulho.

Pensando nessa situação, nesse artigo iremos abordar algumas considerações sobre esse assunto e lhe dar dicas úteis na gestão pessoal de seu negócio.

Importância de se ter colaboradores bem resolvidos

Como já mencionado, as pessoas constituem a parte central de uma empresa, podendo contribuir para sua ascensão ou até mesmo para seu fracasso, principalmente quando se trata de novos negócios.

Contudo, essas pessoas são lideradas por um superior e o primeiro ponto então é investir na capacitação de um líder de boa qualidade, que saiba liderar corretamente, com habilidades que promovam a boa comunicação e compreensão.

O líder então deve atuar na gestão de pessoas a fim de trabalhar em conjunto com seus colaboradores e não batendo de frente e impondo cobranças, pois uma boa equipe respeita seu líder e em hipótese alguma o teme.

  Assim, são esses fatores que ocasionarão em uma equipe de sucesso em seu negócio tendo essa importância relevante sobre seus negócios, já que são essas as pessoas que estarão em contato com seus clientes e que carregarão a imagem do seu empreendimento.

Vantagens de uma empresa com boa gestão pessoal

Ter uma boa gestão de pessoas em seu negócio é com certeza um ganho inquestionável. Mas, para reforçar a importância de uma equipe bem sucedida em seu negócio, listamos alguns benefícios dessa parceria, como:

  • Os rendimentos de sua empresa subirão, pois o profissional trabalhará mais motivado;
  • Você terá um time mais coeso e unido, fazendo com que se diminua as fofocas dentro da empresa e se tenha uma competitividade na concorrência;
  • Cria-se um ambiente de melhor comunicação nos diferentes cargos da empresa;

Como formar uma equipe campeã

Já parou para pensar no motivo que leva uma pessoa a se dedicar à empresa em que trabalha? Pois bem, essa pergunta é a chave dos seus questionamentos.

Independentemente do motivo, um colaborador do seu empreendimento só se motivará se tiver uma causa, algo dentro da empresa que o leve a vestir a camisa e o orgulhe de fazer parte desse time.

Dessa forma, para formar uma equipe de sucesso, primeiramente, é necessário então que você dê à seu funcionário um bom motivo para estar lá, para se sentir pertencente à aquele lugar, trabalhando o dia todo e mesmo assim pensando no quanto valeu a pena.

Tal fato se consegue através das ações e exemplos que o dono transmitir ao seu time, mostrando à eles o quanto são importantes, como são peças importantes dessa engrenagem e como o sucesso de sua empresa é fruto de sua dedicação e colaboração.

Posterior à isso, é importante que se dê voz ativa ao seu time, criando um clima de democracia e assim motivando seus funcionários a partir ativamente de decisões e estratégias dentro da empresa.

Por fim, mas não menos importante, é preciso compensar financeiramente toda a dedicação e esmero que seu colaborador empenha em seu negócio de sucesso, isso é, oferecer bons salários competitivos e proporcionar participação nos ganhos do empreendimento, mostrando assim que juntos s ganhos são para todos.

Além disso, é sempre muito bom apostar em dinâmicas de grupos, qualificações para a formação de líderes e proporcionar situações e momentos de reunião para socialização fora do ambiente de trabalho.

Nesse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=jGmvvdo4pbY) há um breve resumo do que foi comentado até aqui, mostrando a importância, ferramentas e impactos da gestão de pessoas em empresas.  

Viu só como é simples realizar a gestão de pessoas no empreendedorismo? Basta que você esteja sempre atento ao seu time e lhe ofereça o melhor, para que eles também queiram o melhor da sua empresa, afinal seu negócio é fruto da gestão pessoal.

Gostou do nosso artigo sobre gestão de pessoas em negócios empreendedores? Deixe um comentário abaixo e nos ajude a ampliar a discussão desse tema tão importante.

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