Entrar no mundo do empreendedorismo não é uma tarefa fácil. Ainda mais para quem não tem nenhum conhecimento. Antes de encarar esse desafio, é pertinente saber que há inúmeros passos a serem seguidos e muitos obstáculos a serem superados. Mesmo assim, muitas pessoas que encaram essa nova realidade não se preparam devidamente e acabam enfrentando erros básicos que todo empreendedor antes de começar sua empresa deveria saber. 

Da falta de buscar um suporte especializado até o desconhecimento em se delegar as tarefas, selecionamos aqui os 3 principais erros de quem decide empreender.

1º erro: Não contar com a ajuda do outro

O empresário acredita que o futuro negócio vai mudar a sua vida, só que a maioria das pessoas costumam fazer as coisas do jeito delas, ou seja, com as suas preferências e sem pitacos. Na verdade, já existem muitas formas consolidada de fazer isso dar certo, como passos detalhados para se abrir uma empresa, negócios que já estão consolidados no mercado para se espelharem.

Além dessas questões, existem também pessoas que já passaram por essa experiência e aprenderam com os erros e outros que já possuem algum conhecimento sobre o cotidiano do mercado, ou até mesmo são especialistas em assuntos relacionados a abertura de um negócio como finanças, marketing, designer e planejamento. 

Por isso, é necessário buscar conhecimento. As pessoas normalmente pedem dicas ou algum tipo de auxílio, mas não estão acostumadas em colocar tudo em práticas logo após receber esse tipo de acompanhamento ou ajuda especializada. É uma mudança que deve partir da própria pessoa que está querendo investir em uma nova renda. A prática só será realmente adquirida após se treinar aquilo que aprender e pôr em prática. 

2º erro: Só procurar suporte se algo não deu certo

A causa de muitos problemas que afetam as empresas atualmente é a falta de conhecimento. Todo empreendedor deve estar preparado para assumir grandes responsabilidades e saber dar a volta por cima quando algo não der certo. Se uma empresa não atingir os resultados esperados, é preciso entender a fundo os motivos disso. 

Portanto, é essencial se especializar antes de começar a pensar de forma concisa a estrutura de seu futuro negócio. O empresário acima de tudo estará acima do seu empreendimento. Ele na maioria dos casos tomará decisões extremamente importantes para o prosseguimento de seus investimentos. Contar com ajudas de fora deve ser uma atitude seguida em primeiro plano. 

Outras pessoas, como especialistas e empresários experientes, e modelos já consolidados, como grandes empresas, podem dar um suporte eficaz na hora de montar o seu negócio.

3º erro: Não delegar funções a outras pessoas

O empresário se compromete com muitas funções quando está envolvido com seu empreendimento e o negócio acaba não indo para frente. Por conta disso, é fundamental que ele saiba delegar funções e distribuir tarefas para outras pessoas.  

Escolher estagiários, por exemplo, seria uma ótima sacada. Para eles é uma excelente oportunidade para se acumular conhecimento e ganhar experiência, e para o empresário, menos trabalho para se preocupar.

Pensar em contratar um colaborador ou algum  assistente também é interessante para dividir os afazeres. O ideal é entender que, acumular obrigações não é o mais aconselhável. Um negócio para ir adiante necessita de funções delegadas e uma equipe que esteja empenhada a buscar o crescimento.

Agora que você já sabe quais os erros primários que um empresário pode ter ao se aventurar no seu próprio negócio, vamos te mostrar formas de como passar por cima disso tudo. E nada melhor do que aprender com quem entende. Aqui no Play Empreendedorismo você tem uma variedade de cursos que podem te auxiliar no seu futuro negócio, que vão desde a criação de sites até os passos para se ganhar dinheiro com o uso de drone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here