Contas, carnaval e outros…. Como driblar esses desafios e empreender como um guerreiro(a)

Fim do ano chegando, Natal, ano novo e férias vêm por aí. Esse momento é sempre muito decisivo para comerciantes e empreendedores e deve ser aproveitado com sabedoria. Mesmo com a crise, as pessoas estão mais propensas à gastar dinheiro, por isso, saiba como bombar seu negócio nessa época.

play empreendedorismo - 5 dicas para turbinar as vendas de início do ano

Mesmo que o ano não tenha sido tão bom, os meses de novembro e dezembro podem ajudar na recuperação. Se o ano de vendas tenha sido bom, nessa época os resultados são consolidados. Através de um bom planejamento, as vendas realizadas nesse período podem render frutos pelo resto do ano seguinte.

Entretanto, para não se perder em meio à loucura das festas de fim de ano é necessário pensar em tudo: Equipe, estoque, preço, fluxo de caixa. Você já sabe que para qualquer empreendimento dar certo é necessário um bom planejamento.

Assim, separamos aqui 5 dicas para você garantir o sucesso nas vendas de fim de ano:

Fique de olho na equipe!

play emrpeendedorismo - Fique de olho na equipe- gestão de pessoas

Esse é um ótimo momento para descobrir novos talentos para a sua equipe. É o momento que muitos empreendimentos experimentam novos perfis e novas equipes de colaboradores. Isso ocorre pois os empreendedores buscam dar um gás durante esse período agitado e compor um time mais forte para o ano seguinte.
É importante ter um planejamento de quantos funcionários serão contratados e qual a previsão de crescimento. Busque contratar pessoas com mais experiência pois é esperado que elas gerem melhores resultados.

Saiba precificar

No fim de ano as ofertas devem ser repensadas com cuidado. Tenha em mente que o consumidor não é bobo e deve ser tratado com respeito. Faça a sua organização de forma coerente para que o consumidor entenda a sua estratégia e não se sinta enganado.

Play Empreendedorismo - Como definir preços - Saiba precificar


Para alguns especialistas a lógica deve ser baseada em quanto você deseja faturar por cliente. Caso você pense em faturamento por venda, ignore a quantidade de itens que esse cliente adquire e a quantidade de vezes que ele pode voltar para comprar. É necessário pensar em que tipo de oferta será gerada para leva-lo para dentro da loja, para que ele compra mais itens e volte em um espaço curto de tempo.

Cartão de visitas

Caso você seja dono de uma loja física, sabe que a sua vitrine é seu cartão de visitas. Dessa forma, se manter atualizado com as tendências mostra para os consumidores que a sua empresa é antenada e que tipo de produto eles podem esperar encontrar em sua loja.

Procure dedicar um tempo à idealização da vitrine. Pense em uma organização uma onde as ofertas estejam em evidência e que ressalte os benefícios que o cliente terá em comprar na sua loja. Não se esqueça que é na vitrine que começa a experiência do consumidor.

Mantenha seu e-commerce preparado

Os empreendedores que possuem qualquer tipo de e-commerce devem estar preparados para receber um volume de pedidos acima da média nessa época do ano. Os setores financeiro e de logística não podem falhar de maneira alguma. É imprescindível que seu empreendimento tenha planejamentos específicos para esse período de alta demanda.

Play Empreendedorismo - mantenha seu e-commerce preparado

Caso o contrário, seu negócio poderá se tornar conhecido pelo péssimo atendimento e entrega de produto. Procure também resolver qualquer problema que seu site apresente; é essencial entregar para o cliente uma experiência rápida e fácil de compra.

Controle seu estoque

play empreendedorismo - como controlar o seu estoque

Lembre-se sempre da regra de ouro: é melhor parar as vendas do que vender aquilo que não tem. Por isso, no caso de lojas virtuais, o monitoramento minuto a minuto é fundamental.

Caso o seu índice de vendas for inferior ao planejado, você pode melhorar a oferta. Mas se for maior, você fecha a oferta. 🙂

Prático não é? Qual dessas dicas você já coloca em prática no seu negócio?

Não se esqueça de ler esse artigo: O Guia definitivo: 7 dicas para ser um Empreendedor de Sucesso

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