4 Dicas de como ciar a sua marca política - Play empreendedorismo

Criar uma marca política não é da noite para o dia. É preciso muito trabalho de forma permanente e contínua, mas para que aconteça de forma positiva e resulte em um patrimônio eleitoral, algumas atitudes devem ser tomadas.
Mas, quais ações devem ser tomadas para efetivamente criar uma marca política consistente?

Mas, quais ações devem ser tomadas para efetivamente criar uma marca política consistente?

Dicas para desenvolver a sua marca política

1 – Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico - Play empreendedorismo

Primeiro passo para que possa desenvolver uma consistente marca política consistente é conhecer as demandas onde se pretende exercer a influência.

Além disso, é necessário que saber os assuntos inerentes à administração pública local, assim como também ter conhecimento dos defeitos e potencialidades de todos aqueles que tentarão criar obstáculos nas suas ações.

As ações que serão realizadas devem ter por base informações precisas, pois por meio delas será criado um plano para construir a sua marca política.

2- Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado - Play empreendedorismo

A pesquisa de mercado com aspecto político tem como finalidade identificar oportunidades positivas para o agente público, assim como pontuar as ameaças externas dos agentes e grupos organizados que não se identificam com a sua marca política.

É aconselhado desenhar o perfil dos aliados e dos cidadãos justamente para estabelecer estratégias de ações conjuntas e listar os pontos fracos e fortes dos adversários e agentes.

Portanto, com a pesquisa de mercado, você terá um norte para a composição da sua marca política.

3- Identidade política

A identidade política é como as pessoas visualizarão o agente público. Por isso, é necessário agregar valores que transmitam segurança e confiança para os cidadãos relacionadas as ações de governo.

Essa identidade política é fundamentada nas percepções abstratas, como por exemplo, uma ideia duradoura, distinta, interessante, possível e que atraia seguidores.

Uma ideia distinta é aquela reconhecida de forma fácil perante inúmeras outras.

Essas ideias devem ser significativas, memoráveis e que farão parte de todo o seu planejamento político, não podendo assim, trair as suas bases fundamentais.
Portanto, a identidade política de um agente é a sua marca política.

4- Comunicação Externa e Interna

Comunicação Externa e Interna - Play empreendedorismo

Uma forma de influenciar a comunicação externa é por meio da interna.
E como isso é possível? Fazendo um levantamento da identidade do agente. Construa as características pessoais baseadas na verdade, apresentando sua história política, origem, valores, formação escolar e outros.

Tudo que for para agregar valor ao agente público são fatores essenciais para a comunicação.

A comunicação externa terá como função apresentar aos cidadãos o conteúdo e a forma da marca política.
O relacionamento entre o agente e o cidadão deve ser bem estruturado e para isso deve haver um marketing político qualificado e eficiente.

O produto do marketing político é o próprio “candidato” e infelizmente, se ele não tiver cuidado com todos os pronunciamentos que fizer para os cidadãos, poderá prejudicar todo um planejamento realizado.

Dessa forma, o agente deve estar sempre atento ao que se pretende falar, justamente para não fazer com que a sua marca política fique inconsistente e sem coerência.

Se você precisa criar uma marca política, agora já sabe as 4 dicas fundamentais para esse objetivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here